segunda-feira, 29 de junho de 2009

Ganância, guerra e o drama humano

"Eu poderia comprar uma arma e começar uma guerra, se você conseguir me disser alguma coisa pela qual valha a pena lutar" A Rush of Blood to The Head - Coldplay

De fato esses são temas que me atraem. Penso no drama humano. Lembro-me da História, que é, em grande parte, uma sucessão de guerras, lutas e desesperanças.

Realmente conheço pessoas maravilhosas que, caso vivessemos em uma situação de guerra civil, como a norte americana, consigo vê-las apaixonadamente falando dos nossos ideais, dos nossos motivos para lutar.. Consigo ver que, a não ser por uma estrutura delicada que a sociedade construíu, talvez estivéssemos constantemente em guerras.

Não aquelas guerras horríveis, mas sim a versão idealizada, romantizada e pela qual, provavelmente, daríamos nosso sangue num campo de batalha... Por nós. Pelas pessoas que amamos. Pelos nossos ideais.

Por outro lado, lembro me que existe apenas uma pequena linha de abstração que faz termos tal imagem positiva (!) do belicismo. Por trás dela existe um background de sofrimento, violência, a crueza da guerra.

Por que os seres humanos correm atrás da corrupção, da ganância e da violência? Vendo o filme Trama Internacional, mais uma vez fiquei a refletir sobre o drama humano.

Sei que muitos teriam respostas prontas para me dar. Não busco, porém, respostas. Basta-me o sentido. Fazer as perguntas certas, mesmo sabendo que não existem respostas simples a elas... creio que é isso que nos torna mais humanos.

Não tenho todas as respostas para a crise em Darfur. Não consigo equacionar direito a questão da ganânca humana. Consigo apenas me condoer. Chorar. Refletir, sim. E quem sabe aprender algo com tudo isso?

Minha sinceridade nesse blog pode assustar. Confesso que balanço entre um desejo genuíno por paz e uma estranho sentimento pela guerra.

Cito apenas uma letra do Delirious?. Creio, de todo meu coração, que Jesus veio iniciar, também, uma revolução de amor, uma revolução de esperança. Um dia, aquele dia de paz chegará.

Como será glorioso.

"Como pode ser que Deus é amor?
Quando o sangue rola pela terra
e pais perdem seus únicos filhos
Onde está a esperança?
Oh Deus nós oramos pelo dia da fita branca

Como Tu podes ter amor?
Quando o sangue correu naquela rude cruz
Seu Pai deu o seu único Filho
Tu vieste por paz
Tu vieste para morrer pelo dia da fita branca

E nós oramos por paz
para inundar nossos corações de novo
Somente Deus pode salvar nossa nação agora
E nós pedimos por alegria para encher nossas ruas de novo
Somente Deus pode salvar nossa nação agora

Como pode ser que Deus é justo?
Quando a carne é rasgada de jovens e velhos
e crianças correm em campos sangüentos
Onde está a esperança?
Oh Deus nós oramos pelo dia da fita branca

E nós oramos por paz
para inundar nossos corações de novo
Somente Deus pode salvar nossa nação agora
E nós pedimos por alegria para encher nossas ruas de novo
Somente Deus pode salvar nossa nação agora

Aleluia, aleluia
Aleluia pelo dia da fita branca"

*Dia da fita branca indica quando o povo da irlanda passou a usar o adereço com simbolizando o desejo pela paz em sua nação (que estava em determinada situação de calamidade). O original em inglês é White Ribbon Day.

Nenhum comentário: